Entrevista com o escritório de arquitetura LAB59

 

O Zaha Building foi inspirado nos traços de Zaha Hadid, arquiteta mundialmente conhecida por suas linhas marcantes, especialmente curvas.

Para a equipe do escritório Lab59, o processo criativo surgiu a partir do desafio de respeitar a cultura local e também propor algo sofisticado, com traços leves.

Para o projeto de fachada os arquitetos se inspiraram em três elementos:

01. Estação do Corpo de Bombeiros de Vitra projetado por Zaha Hadid;

02. Elementos estruturais característicos da arquiteta Zaha Hadid – como pilares inclinados e linhas curvas;

03. Vegetação brasileira.

Assim surgiu o Zaha Building: leve e com traços marcantes. Uma fachada contemporânea e atemporal, cheia de movimento, que traz a natureza como elemento integrador na parte frontal, proporcionando uma nova atmosfera aos moradores.

 

Zaha building – Rooftop 360°

O que nos inspirou?
Entrevista com o
escritório egípcio
responsável pela
arquitetura do Zaha.

Qual a impressão de vocês quando receberam o convite da Neuhaus para projetar a fachada do Zaha?

Ficamos realmente empolgados por trabalhar em um projeto no exterior, especialmente quando se trata de um país conhecido por sua rica cultura.

Qual o seu ponto de vista sobre essa parceria e a oportunidade de fazer um projeto para fora de seu país?

Estamos sempre procurando trabalhar em projetos internacionais para explorar e conhecer mais sobre diferentes culturas e arquitetura. Acreditamos que qualquer cliente com diferentes origens nos ensinará algo novo que refletirá em nosso processo de design e, assim, podemos obter um resultado exclusivo, que não existiria se não participássemos desse diálogo.

Como foi o processo de criação da fachada do Zaha?

No início, recebemos um ótimo briefing da Neuhaus, o que nos ajudou muito. Tivemos que estudá-lo completamente, fazer nossa pesquisa e traduzir cada palavra e imagem para nosso entendimento e estilo. Concluímos os desafios e oportunidades e questionamos cada etapa do projeto, buscando soluções bem projetadas.

Quais foram as principais inspirações para a criação do
projeto?

As linhas presentes na arquitetura brasileira e da própria Zaha Hadid possuem uma forte identidade e contrastam bastante entre si. Desta forma, tentamos descobrir como as duas se encontram e como elas diferem. Pesquisamos a essência das linhas da Zaha nas famosas feições brasileiras, começando pela topografia até os melhores detalhes das plantas. Uma das inspirações foi a planta bananeira ornamental e pensamos em como ela poderia combinar com as linhas da arquiteta. Como resultado, criamos uma fachada que inclui todos os elementos que nos inspiraram durante o processo.

 

 

Vocês perceberam muitas diferenças com relação à arquitetura no Egito e no Brasil?

Na verdade, os dois países se reúnem em muitos pontos… Mas o que descobrimos foi que o povo brasileiro gosta mais de curtir a vida, comemorando com amigos e familiares. Isso fica claro no projeto do edifício por conter várias atividades de lazer, além da churrasqueira em cada um dos apartamentos, que nos foi solicitado que fosse mantida como uma área “sagrada”.

Qual a sua expectativa com relação à execução do projeto?

Temos certeza de que a equipe de engenharia responsável por esse projeto terá um ótimo desempenho, pois a conscientização de cada pequeno detalhe desde o primeiro dia tornará a execução mais uma história de sucesso.


LAB 59 Architects

Lab59 é um estúdio de design com sede no Cairo (Egito), fundado pelos arquitetos Yassin Elhamaky e Nour El Deen Khaled e especializado em arquitetura, interiores, paisagismo e design experimental.

Atualmente se posiciona como um dos estúdios de design mais relevantes do Oriente Médio, adicionando continuamente ao seu portfólio projetos inovadores e que reetem um estilo distinto e autêntico.

“Cada um de nossos projetos é o resultado de um meticuloso processo criativo baseado em nossas experiências e em um profundo entendimento das necessidades de uma nova geração.”

lab59architects.com
@lab59architects

Share on facebook
COMPARTILHE NO FACEBOOK
Share on twitter
COMPARTILHE NO TWITTER
Share on linkedin
COMPARTILHE NO LINKEDIN

Envie uma mensagem