A arquitetura autoral projeta edifícios pensados e desenhados para ambientes específicos desafiando arquitetos e engenheiros a repensarem suas práticas e abordagens tradicionais. Dessa forma, considerando a engenharia um papel crucial nesse processo, os profissionais que buscam autenticidade enfrentam uma série de dificuldades em seus trabalhos.
“Ela enfatiza a expressão individual, criatividade e originalidade do arquiteto na concepção e na criação de edifícios e espaços. Nesse contexto, “autoral” refere-se ao traço pessoal e único do arquiteto em seu trabalho, onde o profissional busca desenvolver projetos que refletem uma visão distintiva e uma abordagem criativa à arquitetura”, explica Gustavo Schefer, diretor de engenharia da Neuhaus Incorporadora.
Os arquitetos autorais evitam seguir tendências de design e buscam criar soluções para cada projeto, utilizando da criatividade para incorporar elementos e detalhes que refletem suas visões pessoais e estilos. Além disso, os profissionais consideram o contexto local, cultural e histórico procurando integrar elementos que se relacionem com o ambiente em volta, sem deixar de lado a funcionalidade e as necessidades práticas dos usuários.
“Apesar de ser um caminho desafiador, é gratificante para os arquitetos que desejam expressar sua criatividade e originalidade. Ao enfrentar os desafios com engenhosidade e colaboração com engenheiros talentosos, é possível criar edifícios verdadeiramente extraordinários que deixam uma marca duradoura na paisagem urbana e na história da arquitetura”, finaliza Gustavo Schefer.