O essencialismo no escritório da Neuhaus

O escritório da Neuhaus Incorporadora, em Balneário Camboriú, foi projetado pelo escritório de arquitetura OSA Arquitetos. Em uma planta triangular, o projeto busca transmitir a identidade da empresa, como explica o arquiteto Osvaldo Segundo.

“Ele tem uma arquitetura de interiores que a gente pode classificar como minimalista e até essencialista. É uma arquitetura moderna e contemporânea, um espaço que a gente pode dizer que é até sensorial pelos materiais e texturas utilizadas. O piso de cimento contrapõe com um tapete em carpete preto, a iluminação é indireta e as cortinas reforçam o aconchego. É um espaço minimalista, com prevalência de branco, mas também muito acolhedor pelos materiais e textura escolhidas”.

Para aproveitar ao máximo o formato irregular da planta, Osvaldo conta que foram definidos eixos visuais e de circulação que organizam os espaços. Apesar da forma triangular, as salas são dinâmicas, permitindo a integração entre os ambientes e os diferentes usos conforme as atividades exigem. 

A primeira sala ganha espaço de atendimento, recepção e pode até ser cenário de eventos

“A primeira sala não seria um hall, mas ela funciona como recepção, pode funcionar em reuniões, como atendimento, ou até eventos. São espaços de usos dinâmicos”, acrescenta.

O arquiteto também explica que a estética minimalista do escritório foi atingida através dos poucos materiais utilizados, e a escolha desses materiais se deu pela respectiva textura. “Alguns materiais têm brilho ou reflexo que amplia visualmente e faz contraste entre os materiais claros e escuros. Materiais mais frios como piso de cimento contrapõe os mais aconchegantes como o carpete aliado à própria cortina que também tem uma função de conforto acústico”, afirma o arquiteto. 

Osvaldo Segundo também explicou o objetivo por trás da prevalência da cor branca e da iluminação indireta. “Eles transmitem certa paz, mas também transmitem segurança no que está sendo conversado ali, nos próprios negócios. E é interessante que quando a gente entra no espaço, a gente se desconecta do barulho e do movimento da própria cidade. É possível ficar horas e horas ali, em alguma reunião ou conversando, sem cansar”. 

Para finalizar, o arquiteto destaca as poltronas de couro localizadas na recepção. “Além de ser um ambiente moderno, minimalista, ele também se torna uma arquitetura de interiores, um ambiente conceitual e sólido. No ambiente corporativo a função do couro é transmitir segurança num ambiente mais tradicional”.

As poltronas de couro são ponto chave no projeto
COMPARTILHE NO FACEBOOK
COMPARTILHE NO TWITTER
COMPARTILHE NO LINKEDIN

Envie uma mensagem