Conheça o Terra e Tuma, escritório que assina o Botânico 990 da Neuhaus

Danilo Terra, Fernanda Sakano, Juliana Terra e Pedro Tuma tem uma afinidade que é diretriz principal do escritório em que são sócios: o valor e a importância de um projeto de arquitetura, e o envolvimento de todos para conceber um resultado. Deste propósito surge há 17 anos o Terra e Tuma, em São Paulo.  

 “Entendemos o valor e a importância de um projeto de arquitetura. Por isso nos envolvemos diretamente durante todo o processo, e assim colocamos o melhor de cada um de nós no que criamos”, destacam os arquitetos.

A combinação da arquitetura entre técnica, teoria e prática já levou Terra e Tuma para lugares muito cobiçados por profissionais do setor, com palestras e exposições por Nova York, Lisboa, Rotterdam, Milão e Veneza. Este destaque consagra o Terra e Tuma como um dos mais relevantes do Brasil, com uma arquitetura genuinamente atemporal e consciente. “É um estudo constante”, asseguram. 

A arquitetura tem um envolvimento direto com as cidades, e isso é um dos grandes fascínios do Terra e Tuma. Mesmo sendo cautelosos em destacar sua importância, sabem perfeitamente seu papel como arquitetos. “A cidade é feita de pessoas. Quem tem que achar arquitetura importante, mais do que os arquitetos, é o cidadão. E o papel de reforçar isto, quem deve estar atento, são os próprios arquitetos”. 

O pátio central da Casa João de Barro ao se conectar diretamente com os setores sociais, amplia as áreas de convívio da casa que, somado a piscina, criam uma dinâmica que se adapta conforme as estações do ano: a “prainha” que transborda nos dias quentes ou como espelho d’água estendendo o pátio no inverno. Foto Pedro Kok

No cotidiano o objetivo é desenvolver e entender de forma muito singular cada cliente, com muita atenção e sensibilidade, que são esses anseios de uma boa arquitetura e um bom resultado. “Não só o resultado formal, mas o resultado para o mercado, e que isso esteja em consonância com nosso propósito”, acreditam. 

Exposições, bienais e premiações normalmente são eventos que conotam o reconhecimento e destaque de um escritório ou um arquiteto para o mercado. Mesmo não trabalhando precisamente com o foco em premiações, por exemplo, o Terra e Tuma sabe que esta é uma consequência do resultado de uma boa arquitetura. Terra e Tuma defende que “reconhecimento é sempre importante para todo mundo, qualquer empresa e profissional, mas a gente não trabalha com foco nisso. Nosso foco é no dia a dia focado no melhor para cada projeto e cada cliente, isso vem muito como consequência”. 

Neste projeto, o desenho da casa surge a partir de algumas condições especiais do lugar no qual se insere, um bairro jardim da cidade de São Paulo. O nome concebido, Casa das Jabuticabeiras, é uma homenagem a vegetação local mantida no projeto. Fotos Pedro Kok

Alguns sites, como o ArchDaily – um dos principais no segmento de arquitetura, destacam diversos projetos do Terra e Tuma, como o Vila Matilde, premiado no Brasil e internacionalmente. “Este projeto surge através de um olhar ao oficio de que estamos muito focados, num trabalho com respostas pragmáticas. Evidente que tem que ter uma qualidade estética e formal, e uma das grandes virtudes dele é evidenciar que é esse papel da arquitetura e do arquiteto, e não apenas como realizador de algum sonho e desejos do cliente”.

“Entendemos a arquitetura como um oficio diário, e não apenas como uma grande inspiração e que momentos ela ocorra. Nosso principal propósito é esse, trabalhar diariamente para que cada projeto tenhamos uma atenção para sua própria identidade. Apesar da linguagem que é sempre do escritório, mas ele é feito para o cliente e é por ai que a gente caminha”, finaliza. 

No edifício Tico RV, em São Paulo, o Terra e Tuma trouxe na intenção dois volumes com diferença entre os meios. A estratégia propôs um átrio com jardim no térreo, e áreas de circulação que conectam cada bloco com circuitos de circulação vertical de ar e iluminação natural. Fotos Pedro Tok

COMPARTILHE NO FACEBOOK
COMPARTILHE NO TWITTER
COMPARTILHE NO LINKEDIN

Envie uma mensagem